Portugal

Portugal

Things to do - general

Portugal foi eleito o melhor país a visitar em 2014 pela edição espanhola da revista Condé Nast Traveler, após ter sido igualmente selecionado como Best Value Destination 2014 pelos Rough Guides. Entre as principais atrações de Portugal, foram destacados a cultura, a gastronomia e os vinhos, as praias, o golfe, a história, a variedade das paisagens, e sobretudo, a hospitalidade do povo português, considerado pelos espanhóis afável, aberto e sincero.

Lisboa e Porto
Lisboa é a capital de Portugal e o Porto é a segunda maior cidade, no norte do país. São duas cidades vibrantes e cheias de história que conservam uma dimensão humana, com os seus bairros históricos, monumentos e fachadas de azulejo.

Lisboa é chamada cidade branca pela luz do sol que o rio Tejo reflete. Conquistou em 2014 o título de Travellers’ Choice do TripAdvisor que já ganhara em 2013, ano em que foi também eleita Melhor Destino em férias de cidade da Europa pelos World Travel Awards.

Já o Porto, que também deu nome a um vinho saboreado em todo o mundo, foi novamente eleito em 2014 como Melhor Destino Europeu e é uma das 14 cidades top eleitas pela British Airways para visitar. Antes disso foi a 2ª cidade nos Travellers’Choice 2013 do TripAdvisor para os destinos em crescimento na Europa.

 

Golfe

Portugal conquistou o prémio de melhor destino de golfe da Europa nos World Travel Awards em 2013. Algo que não admira se nos lembrarmos que é um país de clima privilegiado ao longo de todo o ano e que, particularmente no Algarve e na região de Lisboa, se encontram muitos campos várias vezes premiados, onde se disputam grandes provas dos circuitos profissionais da modalidade.

Muitos são assinados por nomes como Robert Trent Jones, Rocky Roquemore, Sir Henry Cotton, Arnold Palmer e outros conceituados arquitetos. Porém, o que melhor os define é a sua incontestável qualidade e beleza paisagística, implantados com frequência em zonas preservadas e com o mar como pano de fundo.

Para além dos muitos prémios que têm distinguido os campos da região, a prestigiada IAGTO também elegeu o Algarve como destino de golfe da Europa para 2014.

 

Gastronomia

A gastronomia portuguesa tem no peixe o seu maior expoente, já que as águas e localização atlânticas fazem dele o melhor peixe do mundo.

Contudo, inúmeras razões tornam Portugal um destino gastronómico de eleição. Ao peixe e marisco, que sabem ainda melhor saboreados à beira-mar sob o agradável sol português, junta-se uma enorme variedade de vinhos de mesa de qualidade, potenciados por um clima mediterrânico, onde o azeite encontra igualmente condições ideais. Daí que o vinho do Porto seja desde há séculos um grande embaixador de Portugal, hoje em dia acompanhado por outros produtos genuinamente portugueses, como o pastel de nata e a doçaria conventual, a cataplana e a mestria de talentosos chefs que, com aquele utensílio e muitos outros, elevam a nossa culinária à altura das melhores gastronomias do mundo.

Acrescem à lista de produtos gastronómicos de exceção os mais frescos e naturais legumes e frutas, assim como carnes com Denominação de Origem Protegida e queijos de montanha que fazem bendizer os céus e as paisagens de Portugal.

 

Património Mundial

Nas 17 classificações do Património Mundial existentes em Portugal está retratada a história e a cultura do país, do seu povo e dos povos que aqui habitaram desde tempos imemoriais.

O convento de Cristo em Tomar, os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, estes em Lisboa, devem a classificação à sua importância histórica e artística. E nos centros históricos de Guimarães, Porto, Évora ou Angra do Heroísmo, também classificados, outros monumentos e elementos arquitetónicos são dignos de relevo, tal como a Universidade de Coimbra e demais áreas classificadas da cidade, ou ainda as fortificações de Elvas.

De referir também as Paisagens Culturais do Alto Douro Vinhateiro, de Sintra e da Vinha na Ilha do Pico, que oferecem alguns dos mais deslumbrantes cenários naturais em Portugal.

Falta mencionar o interesse arqueológico das gravuras rupestres do Vale do Coa e a exuberância da Floresta Laurissilva da Madeira, completando-se a lista com dois ícones que definem um modo de ser e de estar: o Fado e a Dieta Mediterrânica, elementos do património imaterial característico da alma dum povo e dos seus momentos de convívio e celebração.

 

Sol e Mar

A costa portuguesa é quase uma praia única com mais de 850 Km, por vezes salpicada de rochas que acrescentam pitoresco e beleza a grandes extensões de areia dourada ou a pequenas enseadas aninhadas nas falésias.

O Algarve, o mais conhecido destino de sol e mar de Portugal, foi galardoado com o prémio de melhor destino de praia da Europa nos World Travel Awards 2013. Porém, num país cheio de sol e de mar há muitas outras praias de excelência. No sudoeste alentejano encontram-se praias quase selvagens, próprias do mais preservado trecho do litoral europeu, enquanto a região de Lisboa conta com as concorridas praias da Costa do Estoril e um areal a perder de vista na Costa da Caparica.

Mas de norte a sul do país, são inúmeras as praias de bandeira azul e é muito variada a oferta para férias bronzeadas pelo sol, mesmo à medida de cada um.

 

 

Informações turísticas sobre Lisboa e a sua região: www.visitlisboa.com Lisboa Card – cartão que possibilita o acesso a transportes públicos e dá descontos em monumentos e outros serviços para conhecer a cidade. Informações e postos de turismo em www.askmelisboa.com

Informações turísticas sobre o Porto e a sua região: visitportoandnorth.travel Porto Card – cartão que possibilita o acesso a transportes públicos e dá descontos em monumentos e outros serviços para conhecer a cidade: www.portoturismo.pt

Surf: www.portuguesewaves.com

Golfe: www.visitportugalgolf.com www.portugalgolfmembership.com

Para saber mais:

Centro de Portugal: www.visitcentrodeportugal.com.pt

Alentejo: www.visitalentejo.pt

Algarve: www.visitalgarve.pt

Madeira: www.visitmadeira.pt

Açores: www.visitazores.com/pt-pt

 

 

País Portugal
Area 92090
Línguas faladas Português
Moeda Euro
Visa requirements Consulte-nos

Sports and nature

Surf - Com uma longa costa no continente e os arquipélagos da Madeira e Açores, facilmente se percebe as condições ideais de que Portugal dispõe para a prática do surf. Por isso é em Portugal, na Ericeira, que fica a 1ª reserva de Surf da Europa e a 2ª do mundo, com praias conhecidas de qualquer surfista. Temos ondas perfeitas para todos, com ondas tubulares nas praias de Peniche, gigantes na Nazaré, e as mais longas da Europa, na Figueira da Foz. Os mais aclamados surfistas internacionais das várias modalidades encontram em Portugal o maior número de spots a menor tempo de distância entre eles e aqui disputam algumas das provas dos mais importantes campeonatos do mundo, como o Rip Curl Pro Portugal. E temos batido recordes, como a onda de 30m surfada por Garrett McNamara em 2011! Golfe - Portugal conquistou o prémio de melhor destino de golfe da Europa nos World Travel Awards em 2013. Algo que não admira se nos lembrarmos que é um país de clima privilegiado ao longo de todo o ano e que, particularmente no Algarve e na região de Lisboa, se encontram muitos campos várias vezes premiados, onde se disputam grandes provas dos circuitos profissionais da modalidade. Muitos são assinados por nomes como Robert Trent Jones, Rocky Roquemore, Sir Henry Cotton, Arnold Palmer e outros conceituados arquitetos. Porém, o que melhor os define é a sua incontestável qualidade e beleza paisagística, implantados com frequência em zonas preservadas e com o mar como pano de fundo. Para além dos muitos prémios que têm distinguido os campos da região, a prestigiada IAGTO também elegeu o Algarve como destino de golfe da Europa para 2014.

Culture and history

Nas 17 classificações do Património Mundial existentes em Portugal está retratada a história e a cultura do país, do seu povo e dos povos que aqui habitaram desde tempos imemoriais. O convento de Cristo em Tomar, os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém, estes em Lisboa, devem a classificação à sua importância histórica e artística. E nos centros históricos de Guimarães, Porto, Évora ou Angra do Heroísmo, também classificados, outros monumentos e elementos arquitetónicos são dignos de relevo, tal como a Universidade de Coimbra e demais áreas classificadas da cidade, ou ainda as fortificações de Elvas. De referir também as Paisagens Culturais do Alto Douro Vinhateiro, de Sintra e da Vinha na Ilha do Pico, que oferecem alguns dos mais deslumbrantes cenários naturais em Portugal. Falta mencionar o interesse arqueológico das gravuras rupestres do Vale do Coa e a exuberância da Floresta Laurissilva da Madeira, completando-se a lista com dois ícones que definem um modo de ser e de estar: o Fado e a Dieta Mediterrânica, elementos do património imaterial característico da alma dum povo e dos seus momentos de convívio e celebração

Não existem ofertas de momento.

Não existem ofertas de momento.

Não existem ofertas de momento.